MA22
As autoridades de Macau anunciaram hoje que os trabalhadores não residentes filipinos "para trabalho doméstico" podem candidatar-se a entrar no território sem exigir que cuidem apenas de idosos, crianças ou doentes.
https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/macau-alarga-medida-de-entrada-para_6284ebacfaaa3250c09d73bb
mai22
Foi ontem emitido um comunicado no qual se sublinha que o Governo “regula e fiscaliza rigorosamente” a mudança de emprego dos TNR, através da implementação do “prazo de impedimento”
https://jtm.com.mo/local/mudanca-de-emprego-de-tnr-sob-fiscalizacao-rigorosa/
mai22
Ao Ieong Kuong, presidente da Associação das Agências de Emprego dos Trabalhadores Estrangeiros, exige mais detalhes do Governo quanto ao programa piloto de isenção de entrada no território para empregadas domésticas oriundas das Filipinas. O responsável, segundo o jornal Ou Mun, entende serem necessárias mais informações relativamente aos voos, marcação de quartos para a realização da quarentena obrigatória e os custos, a fim de garantir que os empregadores não terão preocupações acrescidas na hora de contratar as empregadas. https://hojemacau.com.mo/2022/05/11/empregadas-domesticas-agencias-pedem-mais-detalhes-sobre-entradas/
abr22
Domésticas Wong Kit Cheng quer limitar acesso a outras profissões
A deputada Wong Kit Cheng defende uma maior regulamentação que impeça as empregadas domésticas de acederem a outro tipo de profissões. No programa matinal Fórum Macau, do canal chinês da Rádio Macau, a deputada disse que este é um pedido feito pela maioria dos empregadores. Wong Kit Cheng sugeriu que as autoridades não devem renovar a autorização de trabalho para as empregadas domésticas que saem do território. Esta defendeu também que deveria ser proibido que as empregadas que vêm para Macau ao abrigo do programa piloto mudem de carreira, a fim de continuarem no mercado de trabalho sempre na mesma área.
HM
mai22
Desde o início do ano, Macau já registou mais de 40 casos de suicídio, número equivalente a dois terços de todo o ano passado. A linha da Caritas “Esperança de Vida” recebeu também mais de 4.000 pedidos de ajuda relativamente a problemas emocionais nos primeiros quatro meses deste ano. Paul Pun pede a criação de serviços domiciliários para aconselhamento médico e psicológico para ajudar os cidadãos. Já alguns profissionais consideram importante encontrar casos ocultos de pensamentos suicidas como medida de prevenção, sendo que os idosos com doenças crónicas poderão fazer parte do grupo de alto risco.
https://pontofinal-macau.com/2022/05/04/caritas-registou-mais-de-4-000-pedidos-de-ajuda-psicologica-ate-abril/
ab22
Eligible domestic workers from the Philippines can now apply for exemption from entry restrictions, it was revealed yesterday.
The Novel Coronavirus Response and Coordination Centre said the new regulations were introduced in view of the current pandemic situation and to address a public need.
https://macaonews.org/social-affairs/filipino-domestic-helpers-pilot-scheme-opens-today/?utm_source=ActiveCampaign&utm_medium=email&utm_content=26+April+Daily+Read+%F0%9F%97%9E%EF%B8%8F&utm_campaign=20220426_Daily+Newsletter
ab22
More families in Macao are turning to support services for help as the city continues to suffer financial problems brought on by the Covid-19 pandemic.
The Sheng Kung Hui (SKH) Macau Social Services Centre reported 1,092 cases of counselling related to family support last year, with an increase of 10 to 15 per cent over the previous year, and estimated that cases will increase further this year.
SKH Macau Social Services Coordination Office Service Coordinator Ip Kam Po said that last year’s cases mainly involved emotional disturbances such as communication between family members, marital relationships, child care and education, five per cent of them involving family conflict and suspected domestic violence.
https://macaonews.org/social-affairs/stressed-families-turn-to-counselling-amid-pandemic-and-financial-woes/?utm_source=ActiveCampaign&utm_medium=email&utm_content=26+April+Daily+Read+%F0%9F%97%9E%EF%B8%8F&utm_campaign=20220426_Daily+Newsletter
ab22
TAXISTAS
Ben Leng, vice-presidente da Associação Geral dos Proprietários de Táxis, disse ao Jornal TRIBUNA DE MACAU que o sector está a atravessar inúmeras dificuldades, sugerindo que o Governo não atribua novas licenças, para substituir as que estão a expirar, até que o número de turistas volte ao “normal”. O deputado Leong Sun Iok, ligado aos Operários, pediu ontem ao Governo uma série de medidas de apoio para os taxistas
https://jtm.com.mo/local/taxistas-enfrentam-fase-mais-dificil-de-sempre/
ab22
TNR
Mais uma vez, o desemprego dos residentes voltou a estar em foco no Hemiciclo, com muitos deputados a pedirem mais medidas para assegurar a colocação dos locais nas empresas ao abrigo dos programas lançados pelos Serviços para os Assuntos Laborais. Mostraram-se ainda preocupados com os jovens que vão entrar este ano no mercado de trabalho, pedindo que seja optimizado o plano de estágio para esta camada da população. Apesar das diferentes sugestões apresentadas, num ponto todos concordam: o Governo precisa de garantir a saída de TNR para libertar postos para os locais
https://jtm.com.mo/local/desemprego-em-foco-hemiciclo-deputados-pedir-saida-de-tnr/
ab22
Deputados da Assembleia Legislativa (AL) criticaram hoje os requisitos considerados "demasiado exigentes" para a entrada de trabalhadores não-residentes filipinos em Macau."O plano piloto destina-se apenas a quem tem de cuidar de idosos com 65 ou mais anos, crianças até três anos e doentes. Segundo algumas opiniões da sociedade, os requisitos são demasiado exigentes", disse a deputada Wong Kit Cheng, numa intervenção na reunião plenária AL de Macau. A também enfermeira explicou que, "durante a epidemia, as aulas das crianças com mais de 3 anos foram frequentemente suspensas, e o horário de trabalho de alguns pais passou a ser instável", tornando-se necessário o "apoio dos trabalhadores domésticos". https://www.rtp.pt/noticias/mundo/regras-para-entrada-de-trabalhadores-filipinos-em-macau-demasiado-exigentes_n1399601 + https://www.macaubusiness.com/conditions-to-hire-domestic-workers-still-too-difficult-despite-pilot-entry-scheme-legislators/
ab22
Quase um terço das Pequenas e Médias Empresas (PME) de Macau despediu trabalhadores devido ao impacto da pandemia de covid-19, sendo que perto de 10% ponderam fechar portas, segundo um inquérito divulgado hoje.
A percentagem de PME que despediu trabalhadores sobe para 53,7% no setor do turismo e entretenimento, que inclui agências de viagens e hotéis, sublinhou a vice-presidente executiva da associação, Melinda Chan Mei Yi.
https://www.noticiasaominuto.com/economia/1978283/um-terco-das-pme-de-macau-despediu-trabalhadores
ab22
Com as novidades anunciadas na quinta-feira chegou um programa para facilitar a contratação e a entrada de trabalhadoras domésticas vindas das Filipinas. Os pormenores devem ser conhecidos hoje. Os empregadores podem ter de assumir as despesas pelo internamento de quem for portador de covid-19
O território anunciou que vai levantar as restrições fronteiriças a trabalhadores filipinos, estudantes universitários e profissionais do ensino estrangeiros, com os professores portugueses a serem incluídos no programa-piloto. A revelação foi feita na semana passada, numa altura em que as escolas internacionais apresentaram várias carências ao nível da contratação de professores.
“Por razões de interesse público iremos flexibilizar as restrições da entrada de docentes, por exemplo, professores portugueses, administradores de instituição de ensino ou também estudantes estrangeiros, nomeadamente do ensino universitário”, afirmou Leong Iek Hou, chefe de Divisão de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis dos Serviços de Saúde. “A falta de profissionais de ensino em Macau é um motivo de interesse público e creio que o número não é muito grande”, justificou.
https://plataformamedia.com/2022/04/19/programa-experimental-levanta-varias-restricoes-de-entrada-em-macau/
ab22
TNR VS LOCAIS
O deputado Ron Lam considera que os contratos dos trabalhadores não-residentes só devem ser renovados, no caso de não haver residentes locais à procura de emprego no mesmo sector. A opinião foi deixada através de um comunicado divulgado no fim-de-semana, em que o deputado apelou à Direcção de Serviços para os Assuntos Laborais para reforçar a inspecção, principalmente na indústria do jogo. Este é um sector crítico, em que o deputado acusa o Governo de não fazer o suficiente para criar oportunidades para os trabalhadores locais.
11/4/22
ab22
The mandatory use of masks at universities in Macau has already led to deaf students dropping out of higher education, the director of the Macau Deaf Association said today (Tuesday).
https://www.macaubusiness.com/mandatory-masks-in-universities-has-led-to-deaf-students-dropping-out/
ab22
Diocese de Macau cancela procissão de Domingo de Ramos
https://www.youtube.com/watch?v=nbxv4eeKHcU
ab22
Aumentar a taxa de vacinação de idosos e crianças é uma das pré-condições para permitir a entrada na RAEM de empregados domésticos não residentes vindos do estrangeiro. A chefe da Divisão de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis dos Serviços de Saúde, Leong Iek Hou, acredita que a percentagem de vacinação de 90% desses dois grupos de pessoas é o limite mínimo para o efeito, uma vez que os trabalhadores domésticos têm principalmente contactos com idosos e crianças.
https://pontofinal-macau.com/2022/04/08/entrada-de-domesticas-nao-residentes-requer-taxa-de-vacinacao-de-idosos-e-criancas-superior-a-90/
abr22
A Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) informou que, desde o início de 2020 até ao passado mês de Fevereiro, reduziu o número de trabalhadores não residentes em 28.096. Assim, o número de trabalhadores não residentes actualmente em Macau é de 168.442. Em comunicado, a DSAL indicou também que ajudou 8.255 residentes a encontrar emprego desde o início da pandemia.
https://pontofinal-macau.com/2022/04/06/ha-menos-28-mil-trabalhadores-nao-residentes-em-macau-desde-o-inicio-da-pandemia/
Desde o início da pandemia, mais de 8.200 residentes foram contratados com a ajuda da DSAL, que registou, por outro lado, a saída de mais de 28 mil trabalhadores não residentes. Apesar da grande diferença entre esses números, e do desemprego ter atingido no final de Fevereiro a taxa mais alta desde Outubro de 2009, o organismo acredita que a diminuição dos TNR levou à estabilização do emprego local
https://jtm.com.mo/local/dsal-diz-reducao-de-tnr-estabiliza-emprego-local/
mar22
Perante as incertezas económicas e a deterioração do mercado de trabalho provocado pelo prolongamento da pandemia, Lei Chan U diz que a população está “cada vez mais pessimista”. O deputado pede, por isso, que o Governo tome medidas para garantir o emprego de recém-licenciados, através incentivos às empresas, extensíveis às empresas de Hengqin que contratam jovens à procura do primeiro trabalho
https://hojemacau.com.mo/2022/03/31/economia-lei-chan-u-fala-em-pessimismo-social-e-pede-combate-ao-desemprego-jovem/
mar22
Empregadas domésticas Deputado pede plano de contratação
Ngan Iek Hang quer saber se o Governo vai criar um programa para importar empregadas domésticas. A questão faz parte de uma interpelação oral que vai ser levantada na Assembleia Legislativa na sexta-feira, e que foi partilhada ontem pelo deputado. “Tendo em conta a imprevisibilidade do desenvolvimento da epidemia, o Governo vai definir um plano prospectivo para a importação de empregadas domésticas estrangeiras?”, perguntou. Como parte deste plano, o deputado sugere que o transporte seja feito através de voos fretados pelo Governo local, para fazer face à falta de mão-de-obra, que resulta da proibição de entrada de estrangeiros em Macau. “O Governo deve ponderar transportar, através de voo fretado e de forma centralizada, as empregadas domésticas estrangeiras que pretendam vir trabalhar”, indicou.
HM 30/3/22
mar22
THE Department of Foreign Affairs (DFA) repatriated 203 distressed Filipinos in Macau, bringing to 5,761 the total number of Filipinos brought home from Macau since the onset of the coronavirus disease 2019 (Covid-19) pandemic in 2020.
https://www.manilatimes.net/2022/03/29/news/203-distressed-filipinos-from-macau-repatriated/1838052
mar22
Ella Lei considera que o impacto económico da crise causada pandemia deve ser tido em conta nos concursos de atribuição de habitação pública. A opinião vai ser apresentada na Assembleia Legislativa, durante a próxima sessão de interpelações escritas, que ainda não tem data marcada. Uma das preocupações da deputada é o facto de a crise ter reduzido os rendimentos das famílias, devido à situação do desemprego e layoffs, que afectam as condições de candidatura dos residentes. O rendimento é um dos aspectos tidos em conta nos processos de candidatura. “Apesar da epidemia, as autoridades aumentaram o limite mínimo do rendimento mensal dos candidatos à habitação económica. Assim, muitas famílias com rendimentos reduzidos devido à epidemia vão perder a qualificação para se candidatarem à habitação económica”, avisou a deputada. “E, não só, também não podem candidatar-se à habitação social por possuírem algum, mas pouco, património”, acrescentou. https://hojemacau.com.mo/2022/03/24/habitacao-publica-ella-lei-pede-ao-governo-que-considere-impacto-da-crise/
mar22
As mulheres são, para Christiana Ieong, do Zonta Clube, as maiores vítimas do impacto da pandemia. Esta acredita que mais dias de licença de maternidade podem trazer problemas às trabalhadoras do sexo feminino. Nedie Taberdo Palcon, do Sindicato de Trabalhadores Migrantes das Filipinas, diz que as condições de vida e de trabalho das mulheres migrantes pioraram
https://www.plataformamedia.com/2022/03/10/o-impacto-da-pandemia-e-a-menor-representatividade-politica-em-macau/
mar22
Especialistas disseram à agência Lusa que a pandemia de covid-19 acelerou a desigualdade de género em Macau, onde A Associação Geral de Mulheres registou um aumento significativo de pedidos de ajuda nos últimos dois anos.
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1947797/pandemia-acelera-desigualdade-de-genero-em-macau
mar22
As limitações impostas pelo Governo às visitas aos hospitais e a ausência forçada dos pais deixaram as mães com marcas psicológicas negativas. A conclusão faz parte de um estudo sobre os impactos da covid-19 nas grávidas durante a pandemia, publicado na revista Studies on Social and Education Sciences 2021.
O estudo foi publicado recentemente pelos académicos Wang Xin, Liu Ming e Ho Ka Ian, da Universidade Politécnica de Macau, e teve por base a entrevista com 18 grávidas, entre Novembro e Dezembro de 2020. O objectivo passou por analisar a forma como a pandemia afectou a experiência da gravidez durante a covid-19.
https://hojemacau.com.mo/2022/03/03/estudo-covid-19-gravidas-sofreram-com-ausencia-forcada-de-parceiros/
fev22
TRADIÇÕES
Nos últimos dois anos, a pandemia contribuiu para “esbater” as tradições e a atmosfera comemorativa do Ano Novo Chinês em Macau, onde as pessoas hesitem mais em gastar dinheiro para a ocasião, consideram um sociólogo e o líder de uma associação ligada à cultura local. Já um mestre na área do “Feng Shui” partilha uma opinião contrária, destacando a animação nos templos, mesmo num contexto de crise de saúde pública. Mas, nas ruas, vários vendedores de produtos alusivos ao Ano Novo Lunar queixam-se de uma “descida notória” nas vendas deste tipo de artigos em relação ao ano passado https://jtm.com.mo/local/pandemia-crise-economica-enfraqueceram-tradicoes/
jan22
A União Geral das Associações dos Moradores de Macau (“Kaifong”) desenvolveu um inquérito para avaliar a situação de stresse e emoções dos residentes de Macau – as conclusões apontam que 47% dos inquiridos apresentaram um nível médio ou alto de ansiedade. A economia surge em primeiro lugar como factor que criou maior stresse e ansiedade entre os entrevistados; segue-se o trabalho ou estudos e, por fim, a pandemia.
O inquérito foi realizado online junto de 721 residentes com mais de 15 anos, tendo sido adoptado um método de pontuação, em que os residentes tinham de descrever o nível de stresse de 0 a 10. Os resultados mostram que os estudantes entrevistados atribuíram, em média, 7,54 pontos na avaliação do stresse sentido, enquanto os trabalhadores e desempregados apontaram para 6,33 e 6,2 pontos, respectivamente.
Para os “Kaifong”, o facto do stresse ser relativamente mais elevado entre os estudantes, em comparação com os trabalhadores e desempregados, está relacionado com uma série de factores: a pressão na passagem para o próximo nível de estudos; o reforço da participação nas actividades extra-curriculares para aumentar a competitividade; e a suspensão frequente das aulas durante a pandemia. https://jtm.com.mo/local/quase-50-nivel-medio-ou-alto-de-ansiedade/
jan22
Numa altura em que já passaram dois anos desde o início da pandemia e em que as regras impostas pelas autoridades só tendem a agravar – pelo menos para quem tem família do outro lado do mundo -, muitos são os portugueses que estão a fazer as malas ou que já regressaram ao país. Não há dados precisos, mas a presidente da Casa de Portugal dá conta de um número “elevado” de portugueses a sair do território, fenómeno que a deixa “triste e preocupada”. O Jornal TRIBUNA DE MACAU conversou com Catarina Rodrigues, Ana Ferreira e Catarina Cabeçadas, que já saíram do território, e com Micaela Carvalho, que segue hoje para Portugal https://jtm.com.mo/local/raem-regista-saida-de-portugueses-em-numero-elevado/
an22
SAUDE MENTAL
A União Geral das Associações dos Moradores realizou, em Novembro e Dezembro do ano passado, um inquérito por questionário online sobre o “estado de pressão e autoavaliação emocional dos residentes de Macau”, concluindo que, entre os 721 entrevistados com idade superior a 15 anos, 47% das pessoas sentem pressão e ansiedade de nível moderado ou elevado, devendo procurar ajuda profissional, recomenda o relatório da pesquisa. A estudo adoptou o teste DASS21 de Escala de Depressão, Ansiedade e Stress, para analisar o grau de bem-estar psicológico dos entrevistados. Foi constado no resultado que a avaliação de 46,2% dos entrevistados pertence ao grupo “Normal”, 6,8% no “Leve”, 21,5% no “Moderado”, 6,94% no “Elevado”, enquanto 18,6% estão na categoria “Muito Elevado”. De acordo com a análise da pesquisa, apesar de os entrevistados sentirem-se incomodados por certas emoções e pressões, apenas menos de 10% desse grupo procuravam ajuda, particularmente consultas profissionais. Os alvos de procura de ajuda por parte dos necessitados eram principalmente familiares e amigos e “os resultados tendiam a não ser muito eficazes”.
https://pontofinal-macau.com/2022/01/13/inquerito-denuncia-elevados-niveis-de-pressao-e-ansiedade-nos-residentes-de-macau/
jan22
SAUDE MENTAL
Em resposta a uma interpelação escrita do deputado Ho Ion Sang, sobre a pressão psicológica e problemas emocionais dos alunos de Macau, a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) informou que têm estado a ser acompanhados 87 casos de estudantes que apresentam condutas “de alto risco”. Na resposta, a DSEDJ assegura que tem dado grande importância à melhoria da saúde mental dos estudantes, bem como ao “reforço da sua capacidade de resiliência e gestão emocional, assim como à sua saúde mental”. https://pontofinal-macau.com/2022/01/06/saude-mental-autoridades-acompanham-87-casos-de-estudantes-com-condutas-de-alto-risco/
nov21
Os estrangeiros são "deixados para trás" em termos das políticas de viagem das autoridades de Macau, que "apenas protegem" os direitos dos chineses a regressarem e a atravessarem a fronteira para a China continental, afirmou à Lusa a socióloga e professora Associada da Universidade de Macau com Doutoramento em Antropologia/Sociologia do Desenvolvimento e Estudos Chineses, Melody Chia-Wen Lu. "Os estrangeiros não são tidos em conta", criticou a socióloga com estudos especializados nos estrangeiros em Macau, acrescentando que "os expatriados também têm necessidades emocionais e têm direito a estar com os seus entes queridos", uma vez que "também são residentes em Macau". "É demasiado doloroso para eles não verem as suas famílias durante dois anos", frisou, exemplificando com a comunidade portuguesa: "Isto levou a um maior sentimento de isolamento da comunidade portuguesa em Macau". Na opinião de Melody Chia-Wen Lu, as restrições fronteiriças não têm "bases científicas" e são "injustas" para os estrangeiros. Já a presidente da Associação de Psicologia de Macau, Mei Chan Cheng, frisou à Lusa que as medidas impostas pelo Governo podem fazer com que os expatriados se sintam impotentes e impacientes face aos constrangimentos de deslocação aos países de origem. "Alguns expatriados podem sentir-se deprimidos, ansiosos porque não podem participar em assuntos familiares [...] ou assistir a eventos familiares importantes, como casamentos e funerais, etc", sublinhou a presidente da Associação de Psicologia de Macau.
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-restricoes-de-viagem-em-macau-sao-injustas-e-causam-impacto-psicologico-nos-estrangeiros-dizem-especialistas_n1366340~
nov21
A economia é o assunto que mais preocupa os cidadãos, que esperam ver respostas para os problemas do sector com a apresentação das Linhas de Acção Governativa (LAG). É este o resultado de um inquérito realizado pela Associação Geral das Mulheres de Macau, enviado ao Chefe do Executivo, e apresentado por Lam Un Mui, presidente, e Chong Leong Leong, vice-presidente. De acordo com os dados mencionados por Chong Leong Leong, citados pelo jornal Cheng Pou, cerca de 70 por cento dos 2.000 inquiridos, ou seja, 1.400 pessoas, tem como principal preocupação a situação da economia da RAEM, que tem sido fortemente atingida pela pandemia. Os resultados apontam que a preocupação está mais presente entre os que estão em lay-off e os que se encontram em subemprego. https://www.plataformamedia.com/2021/11/16/residentes-preocupados-com-situacao-da-economia/
nov21
INDUSTRIAS CULTURAIS
O encerramento dos espaços culturais na sequência do ressurgimento de casos da COVID-19 obrigou à suspensão de muitas actividades promovidas no sector das indústrias culturais e criativas locais. Alguns profissionais já não conseguem pagar as rendas, pelo que se vêem obrigados a fechar portas permanentemente, lamentou a Associação Voluntária pela Criatividade e Arte Culturais de Macau. Ouvido pelo Jornal TRIBUNA DE MACAU, o subdirector da associação denunciou a estratégia de “suspensão absoluta”, salientando que muitos trabalhos ligados à cultura e arte requerem muito tempo para a preparação de materiais, produção ou ensaio. Esse processo envolve não apenas os actores e apresentadores, como também maquilhadores, pessoal da luz, equipamentos de som e vestuário, ou seja, um vasto grupo de pessoal que trabalha nos bastidores. https://jtm.com.mo/local/fecho-de-espacos-causou-perda-de-pessoal-nas-industrias-culturais/
out21
Os estabelecimentos de ensino ainda estão à espera de “luz verde” para retomar as actividades escolares normais, após cerca de um mês de suspensão das aulas presenciais. Prevendo que a paragem terá impacto emocional nos alunos, responsáveis escolares ouvidos pelo Jornal TRIBUNA DE MACAU asseguraram que será dada atenção prioritária à saúde mental dos alunos, durante um processo de retoma progressiva. Por outro lado, após uma alerta da DSEDJ sobre a série “Squid Game”, os dirigentes das escolas asseveraram que, apesar de ainda não terem recebido queixas sobre a produção televisiva sul-coreana, estão atentos à questão do acesso a conteúdos online por parte dos alunos https://jtm.com.mo/local/escolas-redobram-atencao-a-saude-mental-dos-alunos/
out21
Desemprego motivou 14.800 pedidos de subsídio
O Fundo de Segurança Social recebeu 14.828 pedidos de subsídio de desemprego em 2020, número que representa uma subida anual de 279%, causada pelo impacto económico da pandemia, e equivale a 51,7% do total de requerimentos apresentados para as diferentes subvenções. Os pedidos de subsídio de desemprego, cujo montante diário foi aumentado para 150 patacas por dia, envolveram 12.141 pessoas, correspondentes a 47,7% dos beneficiários de diversos apoios, e traduziram-se em 4.551 beneficiários. No total, o organismo pagou cerca de 52,31 milhões de patacas em subsídios de desemprego (48,38% do total canalizado para subvenções), mais 262% do que em 2019. O relatório anual indica ainda que 236 dos 27.768 empregadores que efectuaram contribuições para a Segurança Social em 2020 acabaram por declarar a cessação da actividade comercial e 1.507 terminaram os vínculos laborais com todos os seus trabalhadores. Além disso, 196 empregadores suspenderam o pagamento de contribuições durante dois trimestres consecutivos.https://jtm.com.mo/local/fundo-de-seguranca-social-fortaleceu-situacao-liquida-em-2020/
ou21
O Executivo decretou que todos os não-residentes com nacionalidade nepalesa e vietnamita têm de ser testados. Na apresentação da medida, a médica Leong Iek Hou recusou que a medida fosse discriminatória. No entanto, já houve lojas a proibir a entrada de vietnamitas e empregadores a pedirem às empregadas domésticas que não fossem trabalhar ou que dormissem noutro local.
Os episódios foram confirmados ao HM pelo presidente da Overseas Vietnamese Association in Macau, Duong Trung Duc, após terem surgido nas redes sociais queixas sobre a situação. Numa das lojas, foi afixado um cartaz a declarar que os clientes vietnamitas não podiam entrar e que seriam atendidos fora do estabelecimento. Noutro estabelecimento comercial, exigia-se a apresentação do código de saúde apenas a vietnamitas. O cartaz estava escrito em vietnamita. https://hojemacau.com.mo/2021/10/12/covid-19-vietnamitas-proibidos-de-entrar-em-lojas/
out21
Macao’s two most recent Covid-19 cases had been working illegally in the city, according to police. Ma Chio Hong, who heads the Operations and Communications Division of the Public Security Police (PSP), announced that the 75th Covid-19 patient, a Vietnamese woman, had illegally worked in Macao before she was diagnosed with the disease on Tuesday, while the 74th patient, a Vietnamese man who was confirmed as a Covid-19 carrier on Monday, holds a work permit in Macao, but had illegally worked for someone who is not his officially approved employer, and had illegally engaged in work outside his officially approved job description. https://macaonews.org/covid-19/most-recent-covid-19-cases-were-illegal-workers/ Os trabalhadores estrangeiros em Macau estão a servir a cidade, mesmo aqueles que não ocupam cargos altamente qualificados. E, por isso, merecem o respeito do próximo. Tanto o Governo como a população devem dar mais atenção às suas necessidades, como manifestação da tão importante dignidade e empatia humana. Essa é a cidade que conhecemos, amável. https://www.plataformamedia.com/2021/10/08/amabilidade-durante-a-pandemia/ A maioria dos imigrantes em Macau vêm de Mianmar, Vietname, Nepal e Filipinas, tendo uma vida normal dentro das suas respetivas comunidades. Porém, caso estes cidadãos acabem por ser infetados, é difícil para as autoridades de saúde explicar-lhes as devidas medidas de tratamento e analisar o seu percurso. Quantos talentos capazes de traduzir estas línguas existem em Macau? Não falando português ou chinês, os trabalhadores apenas têm acesso a informação através de dois jornais locais e das notícias da TDM em inglês. Na página de Facebook da TDM em português (onde também se publica as notícias em inglês), vemos muitas vezes comentários em vietnamita ou filipino. https://www.plataformamedia.com/2021/10/08/talentos-em-linguas-estrangeiras/
ago21
Hustings for next month’s direct and indirect Legislative Assembly elections have kicked off, albeit muted by Covid-19 precautions. (...)The commission has imposed strict Covid-19 prevention and control measures on the campaign activities such as crowd management. For instance, only up to 10 representatives from each candidacy List were allowed to enter a Covid-19 control and management area in Praça do Tap Seac when the lists put up their campaign posters. Observers have noted that compared to the elections four years ago the mood during this year’s campaign can be expected to be dampened by Covid-19 prevention and control measures. https://macaonews.org/politics/macao-legislative-assembly-election-campaign-launches/
ago21
A pandemia fez disparar o número de empregados em situação de desemprego, licenças sem vencimento ou lay-off, e a prova disso é que, na sessão legislativa que agora chegou ao fim, os casos laborais lideraram o número de pedidos de ajuda ou de aconselhamento recebidos pelos deputados Leong Sun Iok e Ella Lei, ligados à Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) “Recebemos casos de vários sectores [laborais] relacionados com despedimentos, salários em atraso ou encerramento de lojas. Com a pandemia estas situações relacionadas com trabalho tornaram-se mais frequentes”, disse Ella Lei. Leong Sun Iok lembrou que taxa de desemprego atingiu o maior nível dos últimos dez anos. Mesmo que o alívio das restrições transfronteiriças com a China tenha ajudado, os recentes casos locais de covid-19 vieram piorar a situação. https://hojemacau.com.mo/2021/08/24/faom-pandemia-fez-disparar-pedidos-sobre-processos-laborais/
ma21
Pandemic led to rise in employment-related corruption cases – Corruption watchdog
https://www.macaubusiness.com/pandemic-led-to-rise-in-employment-related-corruption-cases-corruption-watchdog/
mai21
Ferry operators have dismissed at least half of their workforce due to the impact of the Covid-19 pandemic on their operations, the Marine and Water Bureau (DSAMA) Director, Susana Wong, has indicated according to TDM TV. https://www.macaubusiness.com/ferry-operators-have-dismissed-at-least-half-of-their-staff-marine-authority-director/
Afectadas pela situação da pandemia, as empresas que asseguram os transportes marítimos já despediram metade do pessoal, nomeadamente de cargos de marketing, e transferiram internamente os funcionários para outros departamentos, a fim de poupar fundos para sustentar o funcionamento, revelou a directora da Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água (DSAMA). Os operadores de navegação estão a enfrentar uma crise económica devido à queda significativa dos passageiros. Susana Wong indicou que a desmontagem de navios com mais de 40 anos e a colocação de barcos em terra foram outras medidas adoptadas para reduzir os custos de manutenção. A directora considerou que, mesmo que as restrições fronteiriças sejam aliviadas entre Hong Kong e Macau, as deslocações rodoviárias serão a primeira escolha para passageiros em termos de grau de conveniência, frisando ainda que a retoma dos transportes marítimos deve ser gradual, sendo impossível voltar à frequência original de imediato. Entretanto, Susana Wong acredita que, com o aumento dos visitantes provenientes do Interior da China, as operações de transportes marítimos poderão melhorar, especialmente as ligações com as cidades da parte oriental do Rio das Pérolas. https://jtm.com.mo/local/ferries-cortaram-metade-pessoal-devido-a-pandemia/
ab21
O deputado Lei Chan U considera que o lay off pode estar a ser utilizado “de forma abusiva” pelos empregadores. O impacto da COVID-19 na economia e, consequentemente, no emprego, mantém-se e muitos trabalhadores estão desempregados ou em “lay off”, notou ontem Lei Chan U, no período de antes da ordem do dia. O deputado frisou que “a situação ainda é grave” e que “o lay off, provavelmente, está a ser utilizado de forma abusiva”.
Deu como exemplo um hotel que, para aumentar a taxa de ocupação, baixou os preços dos quartos e quem “arcou” com as consequências foram os trabalhadores, a quem foi exigido “lay off” em rotatividade para compensar os prejuízos. https://jtm.com.mo/local/lei-chan-alerta-para-uso-abusivo-de-lay-off/
ab21
saúde mental da população em contexto de pandemia levanta preocupações à deputada Angela Leong, que quer saber se foram criados serviços específicos a nível de aconselhamento psicológico nos hospitais e centros de saúde. “A epidemia, além de constituir uma ameaça à saúde física e mental da população, afecta ainda o desenvolvimento socioeconómico, sendo fácil provocar turbulência emocional entre as pessoas”, aponta numa interpelação escrita. https://hojemacau.com.mo/2021/04/22/covid-19-angela-leong-pede-mais-servicos-de-apoio-psicologico/
abril21
As autoridades anunciaram ontem que os não-residentes que não estão a trabalhar mas que têm uma autorização de permanência em Macau vão poder inscrever-se para serem vacinados a partir de amanhã. No entanto, vão ter de pagar 500 patacas pelas duas doses da vacina. Na conferência de ontem, os Serviços de Saúde admitiram que a baixa taxa de inoculação está a prejudicar as negociações relativas a um futuro passaporte de vacinação. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2021/04/08/nao-residentes-com-autorizacao-de-permanencia-podem-inscrever-se-para-vacinacao-a-partir-de-amanha/
mar21
TNR: A partir de hoje, os trabalhadores não-residentes que tenham permanecido em Macau nos últimos 21 dias e que visitem o interior da China, com um visto emitido pelo Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, podem regressar ao território sem fazer quarentena. O despacho do Chefe do Executivo foi publicado ontem em Boletim Oficial e divulgado na conferência de imprensa semanal pelos representantes dos Serviços de Saúde. Sobre o facto de ainda só terem sido vacinadas cerca de 30 mil pessoas no território desde 2 de Fevereiro, as autoridades de saúde assumiram que “não é um número satisfatório”. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2021/03/16/trabalhadores-nao-residentes-que-visitem-interior-da-china-podem-regressar-a-macau-sem-quarentena/
mar21
Uma reunião com a DSAL para acompanhar os pedidos de apoio de 517 residentes desempregados acabou numa demonstração de descontentamento, que levou ao corte da Avenida Dr. Francisco Vieira Machado. Pereira Coutinho aponta o dedo ao secretário para a Economia e Finanças por permitir o trabalho de TNR e diz que é “normal” os ânimos exaltarem-se quando é difícil sustentar a família https://hojemacau.com.mo/2021/03/15/desemprego-reuniao-na-dsal-acaba-em-manifestacao-e-corte-de-estrada/ Um protesto de trabalhadores da construção civil na sexta-feira terminou numa invasão à Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais e com três pessoas a serem levadas para a esquadra. O deputado Pereira Coutinho, que acompanhava alguns representantes do sector para uma reunião com o organismo, disse, em declarações ao Jornal TRIBUNA DE MACAU, que o que sucedeu foi “inesperado” https://jtm.com.mo/local/tres-detidos-apos-concentracao-de-desempregados-junto-a-dsal/
mar21
Segundo um estudo da FAOM,
nos últimos três meses 56 por cento da força trabalhadora de Macau esteve sujeita a licença sem vencimento. Segundo os números oficiais, o número do subemprego é de 5,4 por cento https://hojemacau.com.mo/2021/03/10/estudo-mais-de-metade-dos-trabalhadores-com-licenca-sem-vencimento/
mar21
Psicólogo alerta para problemas que surgem por causa da quarentena e defende que governos devem assegurar que o período seja o mais curto possível. Quem passou pela experiência confessa ter sido mais suportável do que esperava, mas que é demasiado tempo. Alguns estão preparados para fazer do isolamento prática
https://www.plataformamedia.com/2021/03/06/antes-durante-e-depois-da-quarentena/
fev21
Suicidal ideation in Macau was higher during the pandemic than in countries that reported more Covid-19 cases, such as the UK or Brazil, due to the living conditions of migrant workers in the city, a multi-national study argued. The research looked to examine the prevalence and correlates of suicidal ideation – suicidal thoughts or thinking about, considering, or planning suicide – among the general population across 10 countries and regions during the COVID-19 pandemic, with a total of 25,053 participants recruited from the United States, the United Kingdom, Brazil, Philippines, South Korea, Mainland China, Turkey, Hong Kong, and Macau.
https://www.macaubusiness.com/suicidal-ideation-in-macau-during-pandemic-higher-than-in-the-uk-or-brazil/
fev21
Um estudo sobre o impacto da pandemia em Macau concluiu que os solteiros têm mais probabilidades de sofrer de depressão, de ansiedade e insónia, anunciaram esta sexta-feira os investigadores numa conferência de imprensa. No mesmo estudo, aponta-se um maior risco de sofrer de ansiedade e insónia nas mulheres, um resultado que coincide com estudos anteriores no sudeste asiático sobre a população mais propensa à depressão, devido a fatores biológicos e de contexto social, explicaram.
https://www.tsf.pt/mundo/estudo-aponta-risco-maior-de-depressao-em-solteiros-durante-pandemia-13318461.html
jan21
Em dezembro de 2019, Macau contabilizava 196.538 trabalhadores não-residentes. Em dezembro de 2020, o território registava 177.663, ou seja, menos 18.875.
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1673687/macau-perde-quase-19-mil-trabalhadores-no-ano-da-pandemia
jan21
O impacto da pandemia afectou vários sectores económicos de Macau e toda a comunidade da cidade, nomeadamente os trabalhadores não-residentes de países como as Filipinas, a Indonésia ou o Vietname. Um ano depois do primeiro caso registado na cidade, as dificuldades económicas das trabalhadoras domésticas acentuaram-se com a crise económica e a implementação de medidas mais restritivas de viagem. Para além disso, os despedimentos e as novas regras de contratação impostas pela entrada em vigor de uma nova lei só vieram acentuar o cenário de crise entre os trabalhadores em situação mais precária de Macau. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2021/01/22/mais-do-que-uma-crise-economica-tnr-enfrentam-uma-crise-humanitaria-na-pandemia-dizem-associacoes/
jan21To explore the Macao residents' perceived risk of being infected by Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), their preventing behaviors, and their psychological health status during the epidemic. Method: An online survey was conducted with 3,236 Macao residents from February 6 to 14, 2020. Results: The respondents were worried about being infected but had confidence in the outbreak control in Macao. Most of them were aware of the importance in taking prevention measures and actively followed the prevention guide suggested by the government. Such psychological symptoms as "sad" and "anxious" were relatively common among the respondents, but few of them felt "helpless". Those respondents who were more worried about the risk of being infected than others were more likely to have the prevention behaviors. Meanwhile, the more worried they were, the more likely they were to show psychological symptoms. Those who had "irrational panic-buying" behaviors were most likely to have psychological symptoms. Conclusion: Macao residents' psychological symptoms are associated with their prevention behaviors. Excessive worry and irrational behaviors affect residents' psychological health and their daily life. The worrying residents need to relax and adjust properly to maintain physical and psychological health.A survey on the COVID-19-related prevention behaviors and psychological status among Macao residents. Source: Macau Journal of Nursing . 2020, Vol. 19 Issue 2, p14-18. 5p.Author(s): I. No Seng; Jing Li; Minghui Li; Weng Hin Cheong link
DEZ20
TNR
this article aims to review literatures, to explore the social determinants of the health of foreign domestic workers in Macao through the rainbow model of Dahlgren and Whitehead. It was found that the social determinants of health of this population are unsatisfactory, including living and working conditions, language and cultural adaption. Thus, this article puts forward suggestions for the health of foreign domestic workers.
https://www.airitilibrary.com/Publication/alDetailedMesh?docid=16811534-201909-PP201909250008-PP201909250008-1-6-022
DEZ20
SAUDE MENTAL
A survey on the impact of COVID-19-related information on the psychological status
of Macao residents
Results: Respondents paid great attention to COVID-19 epidemic information and many of them
kept an eye on the information released by the government. Most of them thought that the information from the government was helpful to them.
Effective access to information can increase the confidence of residents in anti-epidemic prevention in Macao, but excessive focus on information
will make residents more worried about the risk of infection, which is more likely to have a negative impact on their psychological status in antiepidemic
prevention. Conclusion: There are both positive and negative impacts of COVID-19-related information on the psychological status of the respondents. Residents should pay reasonable attention to epidemic information and relax properly in order to tackle the epidemic in a more positive manner.
dsez20
TNR Wang Sai Man quer que o Governo crie um mecanismo provisório para a contratação de trabalhadores não residentes (TNR) que por causa da pandemia tenham ficado retidos em Macau. O objectivo é que a curto prazo se possibilite a sua contratação legal por parte de micro, pequenas e médias empresas, bem como por famílias. O deputado alega que a medida “vai contribuir para uma redução dos riscos de segurança na comunidade e, ao mesmo tempo, aliviar a urgente necessidade de recursos humanos por parte de algumas empresas e famílias”. https://hojemacau.com.mo/2020/12/10/emprego-wang-sai-man-pede-mecanismo-para-contratacao-de-tnr-retidos/
dez20
As restrições à entrada de estrangeiros em Macau l
evaram à separação de mais de 150 famílias. A deputada Agnes Lam já enviou três cartas ao Executivo com a intenção de sublinhar o impacto da medida
https://hojemacau.com.mo/2020/12/14/pandemia-agnes-lam-revela-que-pelo-menos-150-familias-estao-separadas/
npov20
A uns arrancou-lhes os empregos, a outros agravou as condições. A vida, que já não era fácil em Macau, ficou mais difícil com a pandemia.
A maioria foi obrigada a deixar o território e sobrevive, muitas vezes recorrendo aos amigos que resistiram ao despedimento massivo de emigrantes por causa do impacto do vírus da Covid-19. No final de setembro, os trabalhadores não-residentes eram 181.697, menos 11.773 face a igual mês de 2019. Ao PLATAFORMA contam como levam agora a vida. Foi, talvez, a primeira vez que foi triste voltar a casa. https://www.plataformamedia.com/2020/11/21/de-mal-a-pior/
nov20
Macau casino operator Melco Resorts and Entertainment Ltd has confirmed that some jobs will be lost as the company will be extending the closure of The House of Dancing Water show for “several months” into 2021. The resident production at the City of Dreams Macau casino resort was suspended on June 18, initially until January 2021. The show (pictured in a file photo) was to be revamped by its creative director Franco Dragone, in order to provide an “unprecedented and further-enhanced entertainment experience,” according to a June press release. In a Sunday statement, Melco Resorts said that due to travel restrictions linked to Covid-19, Mr Dragone and his team had “been unable to come to Macau and therefore the show will remain closed for the next several months.” http://www.ggrasia.com/melco-says-more-job-cuts-as-dancing-water-shut-into-2021/ As restrições de entrada em Macau de cidadãos estrangeiros levaram à extensão da suspensão do espectáculo “The House of Dancing Water” e ao despedimento de 137 trabalhadores não-residentes até ao final do ano. Apesar das perspectivas de um regresso do espectáculo em 2021, a situação pandémica e as políticas de restrições fronteiriças a cidadãos estrangeiros conduziram a este desfecho. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/11/23/the-house-of-dancing-water-reabertura-adiada-leva-a-dispensa-de-nao-residentes/
nov20A deputada criticou as restrições fronteiriças impostas pelo Governo a propósito da prevenção da pandemia. Na reunião de ontem, Agnes Lam contou que tem recebido vários pedidos de apoio de residentes cujos familiares estão fora de Macau e não conseguem entrar, ao passo que as fronteiras se abriram para os pilotos estrangeiros que participam no Grande Prémio, “o que é ridículo”, diz a deputada. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/11/20/agnes-lam-aponta-dualidade-de-criterios-nas-restricoes-fronteiricas/
impact of COVID-19 on mental healthA large internet survey (11) with over
52,000 responses from 36 regions of China, including the Special Administrative
Regions of Hong Kong andMacao, reported that overall 35% of respondents were experiencing COVID-19 related psychological distress. The highest rates of distress were found in the
central area of China, which includes Hubei province where
the virus was first detected, perhaps suggesting that regions of China with lower infection rates, such as Hong Kong, may experience a lesser impact of COVID-19 on mental health
https://gpsych.bmj.com/content/33/2/e100213
JUl20
Macao also experienced the panic among residents in the beginning
of Feb 2020 as the results for long queues inside supermarkets
for buying toilet paper, disinfection products, and food. Macao
SAR tried the best and worked closely with China to solve this
crisis and maintain the stability in Macao. In the response of this
public crisis- COVID-19, people might feel panic and uncertainly
which are normal reactions as human being.
The Responses and Challenges of COVID-19 in Macao
HSU, Mei Hua Kerry∗
Macao Polytechnic Institute, Macao
out20
Três agências de viagens do território despediram, pelo menos, 200 trabalhadores do sector devido ao salário mínimo universal que entra em vigor no domingo. Na sua maioria, os afectados são motoristas de autocarros turísticos e funcionários de operações. Para o presidente da Associação de Indústria Turística de Macau, a implementação do salário mínimo generalizado irá aumentar as despesas das agências de viagens https://jtm.com.mo/local/200-despedimentos-devido-ao-salario-minimo/
out20
Macau perdeu 11800 trabalhadores não residentes desde o início da pandemia.
Dados publicados hoje pela Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) mostram uma diminuição em praticamente toda a linha. A queda mais acentuada foi, de longe, na hotelaria e restauração, ramo que mais emprega mão-de-obra contratada ao exterior e que, entre Janeiro e Setembro, ‘perdeu’ mais de 7400 trabalhadores portadores de ‘blue card’.https://www.plataformamedia.com/2020/10/27/macau-perdeu-11800-trabalhadores-nao-residentes-desde-o-inicio-da-pandemia/
A taxa de desemprego em Macau voltou a crescer em Setembro, mas o aumento mais expressivo ocorreu entre a população subempregada, que já corresponde a 19.000 pessoas. No período compreendido entre Julho e Setembro, a taxa geral de desemprego foi estimada em 2,9% e a dos residentes em 4,1%, reflectindo subidas de 0,1 pontos percentuais em relação aos três meses anteriores. Por sua vez, a taxa de subemprego avançou um ponto percentual para 4,7%, indicou a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). A população subempregada – grupo que, segundo a DSEC, labora menos de 35 horas por razões involuntárias e que estava à procura de trabalho extra, ou se encontrava disponível para aceitar trabalho adicional – passou a integrar 19.000 pessoas, mais 4.000 do que no período anterior (Junho a Agosto). A maior parte da população subempregada pertencia aos ramos das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos, hotéis e similares, bem como da construção. https://jtm.com.mo/local/19-mil-em-situacao-de-subemprego/
ou20
]. Moreover, there may be a gap between public perception and the rationale of each control measures. The misunderstanding could be due to fear, misinformation, and inadequate knowledge of the disease. Also, there had been discriminatory speech arising from the internet stating the fear of being infected by people in home quarantine. These kinds of misunderstandings and irrational sentiment may cause distrust of authorities that hinder public compliance to other recommended measures against COVID-19 if the communication between each party is insufficient. During the influenza pandemic, a study revealed that perceived exaggeration was also linked to a reduced probability of implementing the suggested protective behaviors https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7360711/
ou20
A linha de prevenção de suicídio registou até Setembro, 190 pedidos de ajuda de pessoas que contemplavam terminar a própria vida,
volume 40 por cento superior ao ano anterior. As chamadas devido a problemas emocionais aumentaram 93 por cento. Na primeira metade do ano, os suicídios em Macau aumentaram 20 por cento. O mesmo fenómeno está a ser reportado em todo o mundo, como mais um efeito da pandemia https://hojemacau.com.mo/2020/10/21/suicidio-pedidos-de-apoio-entre-janeiro-e-setembro-aumentaram-40-seguindo-tendencia-global/
ou20
In February 2020, Macau was one of the first regions where the pandemic of coronavirus or Covid-19
affected the totality of social and economic life leading to increased anxieties over movement and
distance. Although Macau has had very few actual cases of the virus – 41 in total – and no deaths
from it, the Macau government rapidly instituted a lockdown. Anxiety in this respect is demonstrated
in the vignette on public bus above and the general obedience of people that could be observed not
to assemble, to stay at home, and avoiding meetings or gatherings in public places, including
transport, shops, and restaurants The aim of this article is to reflect on how the social experience of being in lockdown can provide insights into understanding the type of experience or condition
that we provisionally term ‘anxious immobility.’ Such a condition is characterized by a total disruption
of everyday rhythms and specifically anxious waiting for the normalization of activity while
being the subject of biosocial narratives of quarantine and social responsibility of remaining
immobile. (...) The city of Zhuhai has rapidly developed across the border in mainland China. Indeed, Macau and
China are now so intimately connected that some children go to school in one place and return
home to another across the border on an everyday basis. Many residents also live in cheaper Zhuhai,
but work for a higher salary in Macau. These intimate everyday connections and continuities across
the border were severely disrupted during the pandemic causing many of the residents to rethink
their dual-place mobility.
While Macau managed to secure a stockpile of masks, the shortage of masks in mainland China meant that the mask became one of the most demanded global health products, flows of which had to be regulated. The panic of the shortage of supplies also hit the shops, as the rice and noodle shelves went empty in many of the large supermarkets in Macau.
Although Macau enjoys relative freedom including western style Internet access, one of the
main problems that enhanced student anxieties to learning was the differential access to Internet
access between those in Hong Kong and Macau and those in mainland China. Students in mainland
China could not access some of the key online platforms, nor access many educational videos
or films.
With the Covid-19 outbreak, the region which is
highly dependent on various mobilities entered a new phase of stillness, which brought
a condition of anxious immobility to its various populations. By focusing on everyday life and
the complexity of emotions and immobility we have emphasized that we can see a politics of
disjuncture between the governments of the Greater Bay Area which was previously initiated as
a project of political togetherness and de-bordering. An unprecedented move towards a reduction
of mobility within China has been a key dilemma in terms of ‘saving face’ or maintaining economic
stability.
Anxious immobilities: an ethnography of coping with contagion (Covid-19) in Macau
Dennis Zuev & Kevin Hannam
ou20
Numa petição submetida ontem ao Chefe do Executivo, a Associação dos Direitos dos Trabalhadores do Jogo de Macau, liderada por Cloee Chao, defende o despedimento de trabalhadores não-residentes empregados pelas operadoras de casinos. Luiz Lam, da direcção da Associação de Mediadores de Jogos e Entretenimento, também considera que, na conjuntura actual, Macau deve reduzir a mão-de-obra importada https://jtm.com.mo/local/cloee-chao-apela-ao-despedimento-de-tnr-sector-jogo/
out20
A Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM) reuniu-se ontem com o director dos Serviços de Administração e Função Pública (SAFP) a fim de expor “múltiplos problemas” que “prejudicam a moral” dos trabalhadores da função pública. A ATFPM sugeriu que a Divisão de Apoio aos trabalhadores no activo e aposentados seja “mais proactiva” e os mecanismos de apoio “mais agilizados”, uma vez que, devido à pandemia, muitos “têm lutado” para encontrar meios financeiros para sustentar as famílias, indica em comunicado. Por outro lado, propôs uma revisão geral das carreiras e que os trabalhadores que aufiram salários inferiores a 60 mil patacas possam também, “em igualdade de circunstâncias com os trabalhadores do sector privado”, receber os subsídios de 15 mil patacas devido à pandemia. A associação liderada por Pereira Coutinho referiu ainda que tem recebido inúmeras queixas contra alguns serviços públicos por não estarem dispostos a pagar horas extra “por falta de orçamento devido à pandemia”. “Achamos que reduzindo os custos com as aquisições https://jtm.com.mo/local/atfpm-pede-agilizacao-dos-apoios/
set20
Os pedidos de subsídio de desemprego aumentaram 1,6 vezes, comparando com todo o ano de 2019, devido ao impacto da covid-19, indicaram as autoridades, segundo a imprensa local.
O presidente do conselho de administração do Fundo de Segurança Social, Iong Kong Io, citado pelos órgãos de comunicação social em língua chinesa, avançou que até agosto mais de 3.400 pediram subsídio de desemprego. https://www.rtp.pt/noticias/economia/pedidos-subsidio-de-desemprego-aumentaram-16-vezes-em-macau_n1261157
set20
Além das questões sanitárias, a pandemia aumentou o sentimento de insegurança de cerca de dois terços dos trabalhadores do território. Um inquérito realizado pela FAOM concluiu que, entre os desempregados, 93% estão preocupados com o futuro https://jtm.com.mo/local/trabalhadores-sentem-se-inseguros-perante-cenario-pos-pandemia/
sety20
Durante a pandemia, vieram à tona de água muitos problemas sociais. Ficou em evidência a pobreza escondida por trás da prosperidade e tudo aquilo que foi negligenciado no passado. Tendo percebido que a dependência exclusiva da indústria do jogo pode conduzir-nos a um beco sem saída e de que não há qualquer hipótese de nos transformarmos no novo centro financeiro asiático, o caminho que devemos traçar para Macau, que nos garantirá um desenvolvimento sustentável a longo prazo, é trabalhar com empenho para fazer da cidade o Centro Mundial de Turismo e Lazer. Paul Chan https://hojemacau.com.mo/2020/09/11/a-recta-final/
ago20
ago20
Mestres de “Feng Shui”, Tarot e astrologia chinesa de Macau têm sido mais procurados durante o período da pandemia. Ao Jornal TRIBUNA DE MACAU, Mickey Hung destacou os estudantes, trabalhadores de casinos e inclusivamente massagistas como os grupos de pessoas que mais solicitam esses tipos de serviços. Sadonna Wong, mestre de Tarot e astrologia chinesa, considera que a pandemia teve um impacto maior a nível emocional do que financeiro. Por isso, acredita que a economia estará mais sólida no próximo ano mesmo que a pandemia se prolongue https://jtm.com.mo/local/adivinhos-mais-procurados-por-estudantes-trabalhadores-de-casinos/
1/7
31/5
Este ano, o Largo do Senado está interdito à realização da vigília anual em memória das vítimas do massacre de Tiananmen. Em alternativa, os organizadores vão levar o evento para a internet, através do Telegram. “Temos de insistir com a vigília”, afirmou Ng Kuok Cheong.
https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/06/01/com-o-senado-interdito-vigilia-pelas-vitimas-de-tiananmen-passa-para-a-internet/11/5
13/3
A Direcção dos Serviços de Ensino Superior (DSES) recebeu 13 consultas de informação por parte de estudantes de Macau no exterior que apontaram problemas como carência de materiais para a prevenção da epidemia e discriminação por parte dos cidadãos dos locais onde se encontram. A questão da discriminação já motivou pelo menos quatro queixas formais de alunos que estão em Portugal e no Reino Unido. Embora não figure na lista dos queixosos registados pela DSES, Cristiano Xie, que estuda em Londres, diz ter sido chamado de “corona” muitas vezes e garante que, depois de tudo o que tem passado, já não quer ficar na capital inglesa após terminar os estudos
https://jtm.com.mo/local/estudantes-de-macau-exterior-alvo-de-discriminacao/
21/2
ARRENDAMENTO CRESCE QUASE UM TERÇO DEVIDO À QUARENTENA DE TNR
https://jtm.com.mo/local/arrendamento-cresce-quase-um-terco-devido-a-quarentena-de-tnr/
19/2
Cerca de três centenas de trabalhadores filipinos aguardam indicações para voltar a Macau, depois de Manila anunciar um regime de excepção para facilitar o regresso de milhares de trabalhadores não-residentes a Macau e Hong Kong. O Consulado Geral das Filipinas reuniu-se com os Serviços de Migração de Macau e garantiu a extensão de vistos para os filipinos afectados pelo cancelamento dos voos. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/02/19/manila-desbloqueia-regresso-de-centenas-de-trabalhadores-filipinos-a-macau/
19/2
Reabertura de escolas em Macau não está para já em cima da mesa
LINK
13/2
Local telecom provider CTM indicated that local network usage has increased by 30 per cent in the last two weeks when compared with the usual daily use, both due to the Chinese New Year holidays but also as an impact of the changes caused by the coronavirus outbreak. CTM indicated it had increased the network resource before Chinese New Year holiday, including broadband network and overseas bandwidth, so as to cater for sudden upsurge of demands.
LINK
12/2
Nas ruas há quem chame a PSP para acabar com a ‘revenda’ de máscaras na rua, adquiridas a preço de custo em farmácias convencionadas num momento em que a venda está racionada a 10 máscaras por cada 10 dias. E em alguns serviços de saúde, as autoridades detetaram a entrada de pessoas que simulavam alguma doença somente para deitar a mão a uma máscara que era fornecida gratuitamente aos pacientes, quando está racionada a venda para o resto da população. Na conferência de imprensa diária das autoridades de Macau, tanto o chefe da divisão das Relações Públicas da Corporação da Polícia de Segurança Pública, Lei Tak Fai, como a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controlo de Doenças dos Serviços de Saúde, Leong Iek Hou, criticaram o oportunismo. Sobretudo num “momento crítico” como aquele que se vive hoje em Macau, sublinharam, quando o Governo encomendou 20 milhões de máscaras e mais de metade já foram vendidas.
LINK
12/2
12/2
12/2
11/2
10/2
90% estão satisfeitos com o desempenho do Executivo na prevenção do novo coronavírus.https://jtm.com.mo/local/90-aprovam-actuacao-executivo-na-prevencao-coronavirus/ 11/2
Os resultados da sondagem indicam que 90% dos cidadãos estão satisfeitos com as medidas que o Governo tem implementado em resposta à epidemia do coronavírus, sobretudo a medida do ‘‘fornecimento de máscaras’’. A responsável pela realização da sondagem em questão, Fong Si Man, presidente da associação, disse, em comunicado remetido às redacções, ter recebido um envolvimento positivo do público. Quanto às medidas, 89.0% dos residentes inquiridos fizeram uma avaliação positiva, com 88.4% dos quais a descrever como a melhor medida o ”fornecimento de máscaras”, seguido pelo ”encerramento dos casinos”, com 76.5%, e a ”reacção atempada”, com 75.0%. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/02/11/sondagem-revela-que-residentes-estao-satisfeitos-com-medidas-de-combate-a-epidemia/
The Secretary for Social Affairs and Culture Ao Ieong U announced today that between until February 7 government departments will only maintain essential services, with remaining civil servants exempted from work.
However, workers that will be exempt from work were advised to stay indoors with guidelines to be issued later.
Ao – who is also Deputy Director of the Government Novel Coronavirus Response and Coordination Centre – made the announcement during the centre’s daily 5:00pm press conference.
This measure was said to be a result of the World Health Organization having declared a global emergency over the new coronavirus, which led local authorities to decide on increased epidemic prevention measures for public workers.
===================== FUSAO com outra entrada (CRITICAS)
nov20
O deputado Sulu Sou vai entregar hoje uma interpelação na qual questiona o Governo sobre as políticas de prevenção da epidemia, nomeadamente acerca da maneira como as autoridades têm tratado de forma diferente os trabalhadores não-residentes, que ainda não podem entrar em Macau. Além disso, o democrata alertou ainda para a dualidade de critérios do Executivo na realização de eventos em grande escala, tecendo ainda críticos aos eventos das entidades privadas.
https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/11/16/sulu-sou-critica-a-dualidade-de-criterios-do-governo-na-realizacao-de-eventos-no-contexto-da-pandemia/
out20
A discriminação em relação aos trabalhadores não-residentes e aos estrangeiros está na ordem do dia. E tem vindo a agravar-se, não apenas por causa do vírus. Para alguns, dir-se-ia que todos os males são culpa dos estrangeiros e dos trabalhadores não-residentes. Estes são os que estão na base da pirâmide social, têm os piores salários, e são os menos protegidos. Uma tristeza em terra rica. Agora ninguém percebe porque continuamos fechados. Hong Kong negoceia corredores aéreos com outras regiões. Aqui a economia, dependente em cerca de 90% da actividade dos casinos, está moribunda. O jogo está às moscas. Inúmeros estabelecimentos, incluindo restaurantes, fecham diariamente https://rr.sapo.pt/2020/10/29/mundo/em-macau-ninguem-percebe-porque-continuamos-fechados/noticia/212764/
ou20
Agnes Lam diz ter recebido o dobro dos pedidos de ajuda no contexto da pandemia e acusou o Governo de ter um mecanismo de resposta que “não ajuda muito” em situações emergentes. Além disso, a deputada disse estar atenta à dualidade de critérios ao nível das mais recentes medidas de prevenção de pandemia, sobretudo aquela que aceita que pilotos façam quarentena para regressar ao território mas não dá esse direito aos familiares estrangeiros dos residentes https://jtm.com.mo/local/agnes-lam-contesta-dualidade-de-criterios-na-prevencao-da-covid-19/
set0
O Governo vai abrir uma excepção para a entrada de estrangeiros no território durante o Grande Prémio de Macau tendo em consideração o “interesse público” do evento, justificou um representante dos Serviços de Saúde. Em relação à Maratona de Macau, Lo Iek Long não adiantou pormenores sobre eventuais medidas de excepção para estrangeiros numa prova que conta com 10 mil inscrições. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/09/15/servicos-de-saude-invocam-interesse-publico-para-entrada-de-pilotos-estrangeiros-em-macau/ Uma residente de Macau – grávida de sete meses e cujo marido estrangeiro que está em Hong Kong não pode entrar em Macau – alertou para a dualidade de critérios do Governo face aos pilotos que vão participar no Grande Prémio. O casal tem contactado as autoridades, mas não tem recebido respostas. A deputada Agnes Lam pede um “tratamento mais humano” para estas famílias e insta o Executivo a relaxar as restrições para a entrada de estrangeiros. https://pontofinalmacau.wordpress.com/2020/09/15/nao-percebo-porque-e-que-os-pilotos-podem-entrar-mas-o-meu-marido-prestes-a-ser-pai-nao-pode-voltar/
No comments:
Post a Comment