As manifestações “sem precedentes” contra as regras anti-Covid na China são um “voto de desconfiança” em Xi Jinping e “um importante ponto de viragem” no país, disse à Lusa a investigadora Maya Wang, da Human Rights Watch.
“Abaixo, Xi Jinping! Abaixo, Partido Comunista”. Protestos aumentam na China contra estratégia de tolerância zero
https://cnnportugal.iol.pt/covid-19/china/abaixo-xi-jinping-abaixo-partido-comunista-protestos-aumentam-na-china-contra-estrategia-de-tolerancia-zero/20221127/63839d9d0cf2254fb284fb70
nov22
A China relaxou ontem algumas medidas de prevenção epidémica, mas garantiu que a estratégia ‘zero Covid’ “vai culminar em sucesso”, depois de manifestações contra confinamentos e testes em massa se terem alastrado por várias cidades.
Sem mencionar o incêndio em Urumqi, o governo do município de Pequim anunciou que não vai mais trancar os portões para bloquear o acesso a complexos residenciais onde forem detectados casos do novo coronavírus.
“As passagens devem permanecer abertas para casos de socorro médico, fugas de emergência e resgates”, disse um funcionário da cidade encarregado da prevenção epidémica Wang Daguang, de acordo com a imprensa oficial.
https://pontofinal-macau.com/2022/11/29/china-relaxa-medidas-mas-garante-que-luta-contra-virus-vai-ter-sucesso/
nov22
A estratégia restritiva covid zero do país asiático está encurralada pelos vários surtos de coronavírus no país, que registou nesta quinta-feira o maior número de casos diários desde o início da pandemia.
O mal-estar com a imposição contínua de medidas provoca manifestações como as de centenas de funcionários da fábrica de iPhones em Zhengzhou, que na quarta-feira enfrentaram polícias e agentes de outras forças de segurança com trajes de proteção e cassetetes.
Num cenário de crise, as autoridades municipais ordenaram testes em larga escala da população e o confinamento de vários distritos nesta cidade da região central da China, a partir de sexta-feira.
Os moradores do centro da cidade só podem sair desta área com um teste negativo de covid e permissão das autoridades. Também não podem sair de casa, "exceto em caso de necessidade".
As restrições afetarão mais de seis milhões de pessoas, quase metade da população de Zhengzhou, mas não abrangem a zona onde está localizada a fábrica de iPhones, cujos trabalhadores enfrentam restrições há várias semanas.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/cidade-iphone-na-china-adota-medidas-anticovid-mais-rigidas-apos-protestos-violentos
https://www.publico.pt/2022/11/23/mundo/noticia/medidas-anticovid-china-originam-protestos-maior-fabrica-iphones-mundo-2028847
nov22
Menos de 30 por cento das pessoas com mais de 80 anos em Pequim receberam uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19, afirmaram ontem as autoridades locais, numa altura em que a capital chinesa enfrenta novo surto. Dois pacientes internados em estado grave, de 52 e 89 anos, estão entre os que não receberam a terceira dose, explicou o vice-director do Centro de Controlo de Doenças da cidade, Liu Xiaofeng, citado pela imprensa local. Liu observou a proporção baixa de pessoas com mais de 60 anos que receberam uma dose de reforço e instou os residentes idosos a vacinarem-se o “mais rápido possível”. A baixa taxa de vacinação entre os idosos, um dos grupos mais vulneráveis, mas também um dos mais relutantes em se vacinar, é apontada pelas autoridades como um dos motivos para manter a actual estratégia, que contrasta com o resto do mundo. O país asiático enfrenta actualmente um dos maiores surtos de Covid-19 desde o início da pandemia, com surtos activos em quase todas as províncias. Segundo dados oficiais difundidos este mês, 86% dos chineses com mais de 60 anos receberam o esquema vacinal completo, embora a percentagem diminua no grupo com mais de 80 anos (65,7%). A proporção de idosos com mais de 80 anos que recebeu a dose de reforço, a nível nacional, é de 40%.
https://pontofinal-macau.com/2022/11/24/covid-19-menos-de-30-dos-idosos-em-pequim-receberam-dose-de-reforco/
nov22
Em Pequim, os governantes encerraram a maioria dos negócios não essenciais no maior distrito da cidade, Chaoyang, que tem cerca de 3,4 milhões de habitantes. Outros locais de entretenimento e restaurantes também foram encerrados em largas partes da cidade e foi dito aos residentes para trabalharem de casa."A China está a assistir a um nível recorde de confinamentos", explicou ao Financial Times, o economista-chefe do Nomura.
"É até um pouco pior do que os confinamentos na primavera em Xangai porque existem tantas cidades que estão parcialmente encerradas", completou. De acordo com os cálculos do banco japonês, estima-se que as restrições devido à covid-19 tenham atingido áreas responsáveis por cerca de um quinto do PIB chinês. Os confinamentos em Xangai levaram a uma desaceleração do crescimento económico no segundo trimestre deste ano.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Pequim disse esta terça-feira que a capital está a lidar com o "mais complexo e desafiante" ambiente desde o início da pandemia.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/asia/detalhe/china-chega-aos-28-mil-casos-e-volta-a-confinar-muitas-regioes-do-pais
nov22
China’s National Health Commission said Wednesday that the country will stick to its “COVID-zero” policy without wavering. The comments were seen as dispelling rumors that the mainland might relax its pandemic policy.
The update comes after China introduced pandemic prevention measures during the National Day holiday from 10 September to 31 October, restricting cross-province travel and implementing on-site testing measures. The measures ended on 31 October, prompting speculation that pandemic policy might be relaxed from 1 November.
Instead, the Commission issued a statement in which it insisted, “We must be prudent in our approach to the prevention and control of COVID-19, and we must adhere unwaveringly to prevent the coronavirus from re-entering the country to cause a new epidemic, as well as the general policy of ‘COVID-zero’.”
https://www.asgam.com/index.php/2022/11/03/chinas-national-health-commission-outlines-unwavering-insistence-on-covid-zero/
nov22
Análise: China está presa em armadilha de Covid zero de sua própria autoria
Compromisso de manutenção da política rígida contra a doença alimenta cenas de caos e miséria em todo o país
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/analise-china-esta-presa-em-armadilha-de-covid-zero-de-sua-propria-autoria/
set22
A estratégia ‘zero casos’ de covid-19 continua a ser economicamente “mais racional” para a China do que coexistir com o coronavírus, asseguraram ontem as autoridades de saúde do país asiático, citadas pela imprensa estatal. A política chinesa é a “forma mais científica de travar a covid-19, à medida que a pandemia continua a alastrar-se pelo mundo, criando novos riscos”, defendeu o vice-director do Centro Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças, Chang Jile.
A abordagem chinesa consiste em “detectar rapidamente novos surtos e conter a propagação com o menor custo possível”, descreveu Chang. Isto inclui o isolamento de todos os casos positivos e contactos diretos em instalações designadas, o bloqueio de distritos e cidades inteiras e a realização de testes em massa.
A China mantém também as fronteiras praticamente encerradas desde março de 2020, com as ligações áreas reduzidas a menos de 2%, em comparação com 2019. Quem viaja para o país tem que cumprir pelo menos sete dias de quarentena num hotel designado pelas autoridades.
https://hojemacau.com.mo/2022/09/09/covid-19-estrategia-zero-casos-e-economicamente-mais-racional/
jun22
China recomenda fechar janelas quando o vento vem da Coreia do Norte para evitar covid-19. Maior cidade na fronteira em confinamento total
mai22
As duas principais universidades de Pequim tiveram seus campus fechados e pediram para que todos os alunos retornassem a suas casas depois que as instituições foram palco de protestos contra as medidas de combate à covid-19 do governo da China. Vídeos foram compartilhados nas redes sociais mostrando os estudantes derrubando as cercas e vaiando funcionários da Universidade de Pequim. As imagens dos protestos estudantis foram rapidamente censuradas pelas autoridades chinesas. Em reação, a instituição pediu que alguns estudantes deixassem o campus.
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/05/25/china-fecha-principais-universidades-de-pequim-apos-protestos-contra-covid-zero.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
mai22
A economia da China está em colapso com a estratégia "zero covid" do presidente Xi Jiping para conter o avanço da covid-19 no país, segundo a agência Bloomberg. A política de Pequim, que associa lockdowns frequentes e campanhas massivas de teste, tem um custo alto e vários indicadores econômicos mostram o impacto da medida, com a produção industrial chinesa e os gastos do consumidor caindo para os piores níveis desde o início da pandemia.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/16/economia-china-colapso-estrategia-zero-covid.htm?cmpid=copiaecola
mai22
China pode ter “tsunami” de casos e 1,6 milhão de mortes se abandonar “covid zero”, diz estudo. Pesquisadores da Universidade Fudan estimam que uma disseminação descontrolada da variante ômicron poderia causar 112 milhões de casos sintomáticos da doença na China
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/05/10/china-pode-ter-tsunami-de-casos-e-16-milho-de-mortes-se-abandonar-covid-zero-diz-estudo.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
ma122
A introdução, em 2022, de medidas de contenção mais rigorosas da covid-19, com a China a impor confinamento, por tempo indeterminado, em pelo menos 45 cidades (c. 373 milhões de pessoas), está a causar uma grande incerteza às empresas. 75% dos inquiridos referem que as medidas tiveram um impacto negativo nas suas operações, com especial ênfase na logística/armazenamento (94%), nas viagens de negócios (97%) e na capacidade de realizar reuniões presenciais (94%). As cadeias de abastecimento estão a ser fortemente afetadas, tanto a montante como a jusante, com 92% das empresas inquiridas a serem afetadas por medidas como os recentes encerramentos de portos da China, a diminuição do transporte rodoviário de mercadorias e a espiral nos custos do transporte marítimo. Mais de 25% das empresas europeias reportam uma redução no número de trabalhadores devido à política chinesa relativa à covid-19, com isso a acontecer mais nas indústrias da educação (80%), legal (46%), retalho (43%) e cosméticos (40%).
https://www.dn.pt/opiniao/investimento-europeu-e-confinamentos-interminaveis-na-china-14844535.html
mai22
Any light at the end of the tunnel for Macau’s casino operators may just have been extinguished after Chinese President Xi Jinping doubled down on his hardline zero-COVID strategy.
In the wake of suggestions that recent outbreaks across parts of mainland China, including Shanghai and Beijing, might lead to a gradual easing of zero-COVID, Xi instead told a meeting of the Politburo Standing Committee (PBSC) late last week that the nation must strengthen its efforts in combatting the virus.
Officials must, Xi said, “Align their thinking and actions and maintain a high degree of ideological, political and action unity with the Party Central Committee,” according to information from state-run news agency Xinhua.
https://www.asgam.com/index.php/2022/05/10/macau-operators-on-notice-as-xi-jinping-doubles-down-on-hardline-zero-covid-strategy/Xangai registou 39 mortes, o maior número diário desde o confinamento
Xangai está a atravessar uma "situação grave" de casos de covid e quase todos os 25 milhões de habitantes estão em confinamento desde o início de abril.
A China atravessa agora o pior surto de covid-19, devido à variante Ómicron, apesar de o SARS-CoV-2 ter iniciado o seu percurso a nível mundial na província de Wuhan, em dezembro de 2019. O epicentro deste último surto teve início na cidade mais populosa do país, Xangai, no final de março, e para a qual foi decretado um confinamento setorial, inicialmente por cinco dias, para se fazer a despistagem à população, quase 25 milhões de pessoas, mas que se mantém até hoje. Aliás, o vírus já se espalhou por outras cidades e a China mantém a estratégia apertada de “eliminação do vírus”, numa tentativa de alcançar “zero casos”.
O epidemiologista chinês Zhang Wenhong afirmou ontem que “não é o momento” para debater a política de tolerância zero à covid-19 da China, numa altura em que o país enfrenta o maior surto da doença, desde 2020. Numa mensagem difundida através da rede social Weibo, o epidemiologista chinês Zhang Wenhong explicou que o país asiático deve “aproveitar este período como uma oportunidade para desenhar estratégias anti-pandemia mais sábias, completas e sustentáveis”. Zhang admitiu que a China atravessa o momento “mais difícil” desde que a pandemia eclodiu, no início de 2020. Desde o início do mês, o país passou de 119 para 3.122 casos diários. https://pontofinal-macau.com/2022/03/15/especialistas-chineses-insistem-na-politica-de-zero-casos-face-a-agravamento-de-surtos/
fev22
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pedem sanções contra a China, para convencer Pequim a libertar a jornalista Zhang Zhan, que está detida desde maio de 2020. A repórter foi a primeira a divulgar vídeos sobre o início da pandemia de Covid-19 na província de Wuhan. Nos últimos meses, Zhang Zhan tem estado em greve de fome, e o irmão alertou mesmo, na semana passada, que a jornalista pode morrer a qualquer momento. Na terça-feira, os Repórteres Sem Fronteiras emitem um relatório de 82 páginas sobre a censura na China, da qual o caso de Zhang Zhan é exemplar. Com 38 anos, Zhang Zhan já não consegue andar sem ajuda. Em greve de fome, para clamar inocência, a jornalista está cada vez mais fraca, relata Cédric Alviani, director dos RSF no Leste da Ásia, em declarações à TSF. https://www.tsf.pt/mundo/reporter-que-denunciou-inicio-da-pandemia-na-china-esta-detida-em-greve-de-fome-e-fraqueza-extrema-14382779.html
Os residentes da cidade chinesa de Harbin que fizerem um teste de ácido nucléico para o coronavírus e acusarem positivo vão receber uma recompensa equivalente a 1.386 euros, anunciaram esta quinta-feira as autoridades locais. Segundo os dados do Governo de Harbin, foram detetados esta quinta-feira três casos de covid-19, relacionados com o surto na cidade de Manzhouli, na região vizinha da Mongólia Interior. A decisão das autoridades visa "bloquear os canais de transmissão do vírus", ao estimular a população a fazer o teste. https://www.dn.pt/internacional/cidade-chinesa-oferece-mais-de-mil-euros-a-quem-testar-positivo-14372301.html
Um especialista chinês defendeu, esta terça-feira, que os cidadãos chineses podem começar a ser vacinados contra a covid-19, em novembro ou dezembro, uma vez que os testes clínicos decorrem sem contratempos.
Citado pela imprensa oficial, o principal conselheiro de biossegurança do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China (CDC), Wu Guizhen, disse acreditar que as vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus podem ter efeito durante um período de entre um e três anos. https://www.jn.pt/mundo/china-pode-comecar-a-vacinar-ainda-este-ano-12724179.html
A ideia que é passada pelas autoridades é que o maior número possível de pessoas tome a vacina contra a gripe, especialmente grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crónicas. Isso porque os vírus da gripe podem complicar o diagnóstico de Covid-19, exacerbar outras doenças e afundar os sistemas médicos que lutam para lidar com o coronavírus. “A maneira mais eficaz de evitar [paralisar o sistema de saúde] é pedir às pessoas que se vacinem contra a gripe a tempo”, disse Wang Chen, presidente do Peking Union Medical College. “Devemos ampliar adequadamente o grupo de pessoas para a vacinação contra a gripe”. https://www.plataformamedia.com/2020/09/14/escandalos-de-vacinas-assombram-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-na-china/
O Presidente chinês defendeu esta terça-feira que a China passou o “teste histórico” do novo coronavírus, após ter erradicado a doença do seu território, numa altura em que já matou cerca de 900 mil pessoas em todo o mundo. A propaganda oficial do regime celebra há vários meses a gestão do Partido Comunista Chinês (PCC) do surto, inicialmente detetado no país, em dezembro passado. A China registou, oficialmente, 4.634 mortes desde o início da epidemia, e há 23 dias consecutivos que não soma casos de contágio local. LINK
O comércio entre a China e os EUA aumentou em abril face ao mês anterior, durante a pandemia, tornando a China o maior parceiro comercial dos EUA, segundo o Wall Street Journal. O comércio entre os dois países aumentou para 39,7 bilhões de dólares em abril, mais de 40% em comparação com março, superando o México e o Canadá, referiu o jornal em um artigo publicado no domingo, onde a China é identificada como um “ponto positivo” para os EUA em meio a um “enquadramento comercial global sombrio”. http://portuguese.people.com.cn/n3/2020/0617/c309809-9701542.html
O número real de mortes pelo novo coronavírus na China pode ser 14 vezes superior ao apresentado nas estatísticas oficiais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington, da Ohio State University e da empresa de comunicações americana AT&T, publicado no medRxiv. Investigadores da Universidade norte-americana tiveram por base a actividade dos crematórios da cidade de Wuhan para tentar calcular números precisos, sugerindo que a China encobriu a verdadeira dimensão da sua epidemia. https://executivedigest.sapo.pt/covid-19-numero-de-mortes-na-china-pode-ser-14-vezes-superior-ao-oficial/
Parts of the Chinese capital, Beijing, have been put under lockdown after a spike of new Covid-19 infections were detected According to the World Health Organisation, 41 symptomatic cases were confirmed and 46 without symptoms as of June 13. Most of the cases were linked to the Xinfadi Market, which has now been closed down. Several housing estates close to the market have also been shut down. LINK
O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou, esta segunda-feira, na reunião anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que a China vai oferecer dois mil milhões de dólares em assistência aos países afetados pela pandemia da Covid-19, sobretudo aos mais pobres. O líder chinês apontou ainda que potenciais vacinas que a China consiga desenvolver contra a doença, que causou já mais de 300 mil mortes em todo o mundo, "vão estar disponíveis como um bem público globalmente para que sejam acessíveis a todos os países em desenvolvimento". https://www.jn.pt/mundo/china-anuncia-assistencia-financeira-aos-paises-afetados-pela-covid-19-12208121.html
A China está a instalar câmaras de vigilância no exterior das residências de pessoas que estão em quarentena obrigatória devido à Covid-19. Apesar de o Governo desse país asiático não ter anunciado oficialmente a adoção desta medida, vários dirigentes locais admitiram estar a usar câmaras para economizar gastos com funcionários e para melhor controlarem a pandemia. Alguns habitantes afetados consideram esta decisão uma invasão de privacidade. https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-na-china-camaras-de-vigilancia-apontadas-as-portas-de-quem-esta-em-quarentena_n1224459
27/4
O milionário filantropo que combate a Covid-19 e ajuda a reparar a imagem da China no mundo. O homem mais rico da China tem feito doações por todo o mundo e criou conta no Twitter para o divulgar. Doou 30 ventiladores ao Porto. Será um peão ou um milionário que se emancipou a Pequim? https://observador.pt/2020/04/27/o-milionario-filantropo-que-combate-a-covid-19-e-ajuda-a-reparar-a-imagem-da-china-no-mundo/
27/4
A partir de 1 de Junho, Pequim proibirá uma série de comportamentos considerados “não civilizados” para melhorar a higiene em locais públicos como medida de combate à pandemia, anunciaram ontem as autoridades municipais. Espirrar ou tossir sem cobrir o nariz ou a boca e andar sem máscara em locais públicos, em caso de doença, são comportamentos integrados na nova lista de infracções, segundo a AFP. Os cidadãos terão também de se “vestir adequadamente” quando estão em público, sendo proibido estar em tronco nu, uma medida aparentemente relacionada com a prática conhecida por “biquíni de Pequim” quando, no Verão, muitos homens passeiam com a camisola levantada. Os novos regulamentos exigem ainda a instalação de marcações para o distanciamento social em locais públicos e incentivam a Polícia a tomar nota de infracções graves que possam afectar o “crédito social” de uma pessoa. Nos últimos anos a China começou a aplicar vários sistemas de “crédito social” que apontam os cidadãos ‘bons’ e que podem fazer com que outros fiquem impedidos de viajar de avião ou de comboio ou fazer uma reserva num hotel. https://jtm.com.mo/actual/pequim-proibe-comportamentos-nao-civilizados/
26/4
Como conta a Reuters, em Harbin, uma cidade com dez milhões de habitantes no nordeste chinês, na província de Heilongjiang, há um homem de 87 anos que foi início de uma cadeia de 78 infetados. Mais casos vêm de chineses que regressam da Rússia, que faz fronteira com Heilongjiang. https://observador.pt/2020/04/25/na-china-teme-se-uma-nova-wuhan-harbin-que-ja-levou-a-demissao-de-18-funcionarios-por-nao-travarem-o-surto/
23/4
Com a “diplomacia das máscaras”, China afirma-se como salvadora do mundo. As doações são actos de generosidade espontânea ou parte de uma política concertada de Pequim? Diplomatas que conhecem a política e a história chinesas não hesitam: a China quer ser vista como “salvadora do mundo”, um país generoso e altruísta, para fazer negócios LINK
20/4
A acusação de que a China escondeu a verdadeira dimensão do surto inicial do novo coronavírus, feita pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, e por cada vez mais líderes europeus, ganhou força esta sexta-feira com uma repentina actualização do número de mortos na cidade de Wuhan. Em relação a quinta-feira, as autoridades locais registaram mais 1290 mortes por covid-19, um aumento de 50% para 3869. Numa conferência de imprensa, esta sexta-feira, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, negou a existência de qualquer “encobrimento” por parte das autoridades chinesas e disse que a actualização dos números de casos e mortes “é uma prática internacional comum”. https://www.publico.pt/2020/04/17/mundo/noticia/covid19-china-acrescenta-1290-mortes-wuhan-declara-nao-autoriza-encobrimentos-1912712
15/4
Nos seis dias após o Governo chinês ter detectado o surto do novo coronavírus, a cidade epicentro da doença organizou um banquete para dezenas de milhares de pessoas e milhões viajaram por ocasião do Ano Novo Lunar. Segundo uma investigação da agência Associated Press, com base em documentos internos do Governo chinês, o país somou mais de 3 mil pessoas infectadas durante uma semana de silencio público, que culminou com um alerta pelo Presidente chinês, Xi Jinping, a 20 de Janeiro https://www.publico.pt/2020/04/15/mundo/noticia/china-perdeu-seis-dias-ate-alertar-publico-provavel-pandemia-1912356
28/3
"Os indicadores económicos provavelmente mostrarão uma melhoria significativa no segundo trimestre, e a economia chinesa retornará rapidamente ao nível de produção potencial", disse o vice-presidente do Banco Popular da China, Chen Yulu, numa conversa com repórteres em Pequim no passado domingo, 22 de março. https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/asia/detalhe/china-aposta-em-retoma-mesmo-com-economia-global-paralisada + A questão crucial é se isso realmente acontecerá. Na última semana de março, o maior banco de investimentos do país, o China International Capital Corporation, cortou em mais da metade sua previsão de crescimento para 2020, de 6,1% para 2,6%. No entanto especialistas e autoridades chinesas concordam que um crescimento de 6% é o patamar mínimo para a paz social e a segurança de emprego. Segundo o Ministério das Relações Exteriores em Pequim, o presidente chinês, Xi Jinping, pediu maior cooperação econômica em conversa telefônica com a chanceler federal alemã, Angela Merkel. As cadeias de suprimentos devem ser rapidamente revitalizadas, e um "novo potencial de cooperação" entre os dois países, em outros setores, deve ser identificado. https://www.dw.com/pt-br/vit%C3%B3ria-da-china-contra-o-coronav%C3%ADrus-%C3%A9-posta-em-d%C3%BAvida/a-52945646
26/3
China suspende entrada de estrangeiros para travar casos importados https://www.publico.pt/2020/03/26/mundo/noticia/coronavirus-china-suspende-entrada-estrangeiros-travar-casos-importados-1909647
27/3
Xi Jinping urges ‘stronger international cooperation’ and quick action to fight coronavirus pandemic and stave off global recession LINK
26/3
Authorities in Guangdong province announced on Thursday evening a 14-day quarantine requirement for people entering the province from Macau and Hong Kong. Separately, the Chinese central government said that same day that it was to introduce a temporary suspension of entry by foreign nationals holding valid Chinese visas or residence permits. http://www.ggrasia.com/guangdong-to-quarantine-people-arriving-from-macau/
25/3
A mídia chinesa identificou uma corrida aos cartórios por aqueles que não pretendem seguir juntos. Xi'am, de 12 milhões de habitantes, capital da província de Shaanxi, região central da China, registrou um recorde no número de pedidos de divórcio nas últimas semanas, segundo o jornal chinês em língua inglesa The Global Times. https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/03/24/coronavirus-confinamento-teria-causado-numero-recorde-de-divorcios-em-cidade-da-china.ghtml
22/3
O colapso na atividade produtiva afetou todos os setores. Nada escapou à devastação. As vendas no retalho caíram 20,5% entre janeiro e fevereiro, face a 2019, a produção industrial registou uma quebra de 13,5% e o investimento desceu cerca de 25%, de acordo com o gabinete de estatística da China. Outro indicador é a produção e consumo de energia, que desceu mais de 8% no mesmo período. E os dados para o mês de março ainda poderão ser piores. De acordo com um estudo da Euler Hermes (EH), uma empresa de seguros de crédito, a evolução do comércio externo da China, nos primeiro dois meses do ano, foi a mais baixa desde 2016, mas ainda longe das quedas registadas na crise financeira de 2009, quando as exportações e as importações caíram 26,5% e 43,1% em apenas um mês, respetivamente. Em janeiro e fevereiro deste ano, as exportações caíram 17,2% e as importações 4 por cento. https://www.dn.pt/dinheiro/china-como-um-virus-pode-atirar-ao-chao-uma-economia-11964326.html
20/3
Helge Berger, Kenneth Kang e Changyong Rhee, que integram o departamento do FMI para a Ásia, alertam que “o choque do coronavírus é severo” e defendem que os restantes países podem tirar lições iniciais sobre o combate da China à epidemia: “escolhas difíceis”, “custos elevados” e “ação rápida”. LINK
17/3
O Ministério da Defesa da China anunciou hoje que desenvolveu "com êxito" uma vacina contra o novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, e autorizou testes em humanos, embora não tenha indicado quando é que estes começam. https://www.rtp.pt/noticias/mundo/china-diz-ter-desenvolvido-vacina-com-exito_n1213009
17/3
Trump utilizou o Twitter para se referir ao novo coronavírus como "vírus chinês". A China já reagiu à publicação, afirmando estar "fortemente indignada" e frisando que se devem "evitar estigmas". LINK +Mike Pompeo falou telefonicamente com o mais alto funcionário do Partido Comunista Chinês, acusando as autoridades da China de desinformação https://tvi24.iol.pt/internacional/coronavirus/covid-19-estados-unidos-acusam-china-de-semear-informacao-falsa
16/3
Com economia paralisada, produção industrial da China registra 1ª contração em quase 30 anos. Nos primeiros dois meses do ano, queda em ritmo anual foi de 13,5%, contra uma alta de 6,9% em dezembro. Já as vendas no varejo recuaram 20,5%. https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/16/com-economia-paralisada-producao-industrial-da-china-registra-1a-contracao-em-quase-30-anos.ghtml + LINK
14/3
AS DEZ MEDIDAS QUE COLABORARAM PARA A CONTENÇÃO DO CORONAVÍRUS NA CHINA https://epoca.globo.com/as-dez-medidas-que-colaboraram-para-contencao-do-coronavirus-na-china-24304181
13/3 A Toyota afirmou hoje (13) que a produção de veículos em sua fábrica em Guangzhou, na China, vai retornar à normalidade na segunda-feira (16), após um suspensão de um mês provocado pela epidemia de coronavírus https://forbes.com.br/negocios/2020/03/toyota-vai-retomar-operacoes-normais-em-fabrica-na-china-na-proxima-semana/
13/3/ O vice-ministro da Indústria da China, Xin Guobin, disse hoje que cerca de 95% das grandes empresas do país localizadas fora da província de Hubei, epicentro da epidemia do novo coronavírus, já retomaram a atividade. LINK 12/3
The spring session of the Canton Fair, China’s largest trade expo, will go ahead despite a global outbreak of the coronavirus, China’s Premier Li Keqiang said in a statement on Thursday https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3074843/coronavirus-china-push-ahead-canton-fair-despite-pandemic + edição da Primavera da Feira de Importações e Exportações da China, mais conhecida por Feira de Cantão, foi adiada devido a receios relacionados com a pandemia de Covid-19, anunciaram as autoridades da província de Guangdong citadas pela imprensa local. LINK
7/3
As exportações chinesas caíram nos dois primeiros meses do ano 15,9% , em relação ao período homologo do ano anterior, devido ao surto do Covid-19, foi hoje anunciado. LINK
7/3
Na China estão a ser postas em prática diversas medidas que recorrem a meios mais tecnológicos para ajudar a travar a disseminação do vírus. Os robots estão a ser utilizados, por exemplo, para desinfetar as ruas ou realizar funções que, devido ao elevado nível de proximidade com outras pessoas, se tornaram demasiado arriscadas para certas profissões. https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/china-coloca-robots-ao-servico-da-populacao-para-travar-a-propagacao-do-covid-19
6/3
Acusada de ser a fonte do coronavírus, a China e seus cidadãos superaram o momento de ostracismo das últimas semanas e passaram a oferecer especialistas, conselhos e testes de detecção à comunidade internacional. Ontem, o Ministério das Relações Exteriores informou que Pequim já compartilhou experiência em matéria de tratamento de doentes com um "grande número" de países. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/03/05/interna_mundo,832290/china-vira-conselheira-e-oferece-ajuda-contra-epidemia-de-coronavirus.shtml
3/3
A China aprovou uma nova lei que permite que os internautas publiquem apenas conteúdo “positivo” sobre o país na Internet, uma medida que muitos acreditam que servirá para suprimir notícias sobre o surto de Covid-19 (coronavírus). https://www.noticiasaominuto.com/tech/1424753/china-quer-impedir-internautas-de-publicarem-noticias-negativas
4/3
Sete cidadão chineses que regressaram de Itália, na semana passada, estavam infectados com o novo coronavírus, o que despertou receios de um novo surto no país por importação de casos. Outros cinco casos terão sido detectados em pessoas que chegaram à China vindas do Irão e do Reino Unido https://www.publico.pt/2020/03/03/mundo/noticia/novos-casos-covid19-china-importados-italia-irao-1906249
3/3
A produção diária de máscaras faciais da China chegou a 116 milhões de unidades até este sábado, 12 vezes a mais que o nível registrado em 1º de fevereiro, à medida que a expansão da produção passa à máxima velocidade, mostraram nesta segunda-feira dados oficiais. http://portuguese.people.com.cn/n3/2020/0302/c309806-9663852.html
1/3
Imagens da NASA mostram redução drástica da poluição na China com a crise do coronavírus. Os valores de dióxido de azoto (NO2) caíram a pique na região central da China. Investigadores da NASA e da ESA acreditam que os períodos de quarentena por causa do novo coronavírus e a desaceleração económica a ele associada podem explicar esta diminuição. https://www.publico.pt/2020/03/01/ciencia/noticia/imagens-nasa-mostram-diminuicao-drastica-poluicao-china-sarscov2-parcialmente-culpado-1906026
28/2
The development of Coronavirus has proceeded in such a way as to become a highly ultra-nationalist issue on the one hand and an unfortunately anti-Chinese and anti-China sentiment on the other. Some mainland netizens have adopted a highly nationalist stance, blaming Coronavirus on foreigners, even to the extent of naming the United States. https://www.macaubusiness.com/coronavirus-and-its-local-regional-and-global-implications/
27/2
O surto e as medidas extraordinárias que foram tomadas para o conter atingiram fortemente a economia da China. Ninguém sabe ainda quando as autoridades conseguirão superar a epidemia e qual será o custo final para a economia. http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7B95B35FD7-3608-42A0-BA3F-031271600A99%7D&utm_source=pt-news&utm_medium=newsletter
24/2
s cidadãos chineses foram impossibilitados esta segunda-feira de continuarem a consumir e comercializar animais selvagens, por motivos de segurança nacional, anunciou o governo chinês, que crê que a contínua ingestão deste tipo de animais terá sido a razão que propiciou o surgimento do novo coronavírus entre humanos - e que já levou à morte de 2,592 pessoas, infetando outras 77,000 no país liderado por Xi Jinping. https://www.dn.pt/mundo/china-proibe-o-consumo-de-animais-selvagens--11855333.html
As medidas tomadas pela China para tentar conter a propagação do novo coronavirus Covid-19, "provavelmente evitaram centenas de milhares de casos" no país, afirmou hoje o enviado da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bruce Aylward. https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1420223/medidas-tomadas-pela-china-terao-evitado-centenas-de-milhares-de-casos
O Comité Permanente da 13.ª Assembleia Nacional Popular (ANP) aceitou formalmente a proposta de adiamento da sua sessão plenária, cujo inicio estava previsto para 5 de março. https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/china-adia-evento-parlamentar-do-ano-para-conter-virus-em-pequim
24/2
A província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, reduziu hoje o nível de alerta para a propagação do coronavírus Covid-19, após informações recentes apontarem para uma contenção do surto na maior parte da China. A província baixou o nível de emergência de saúde pública de Grau I, o nível mais alto, para o Grau II. https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-provincia-vizinha-de-macau-reduz-nivel-de-alerta-de-saude-publica_n1207299
23/2
O Presidente da China, Xi Jinping, admitiu este domingo que o surto do novo coronavírus na China é a mais grave emergência de saúde desde a fundação do regime comunista, em 1949. https://www.publico.pt/2020/02/23/mundo/noticia/coronavirus-grave-emergencia-saude-desde-1949-avisa-presidente-china-1905260
21/2
O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram hoje as autoridades chinesas. https://www.rtp.pt/noticias/mundo/coronavirus-china-diz-que-surto-esta-sob-controlo-apos-14-provincias-nao-reportarem-novos-casos_n1206737
(plataforma 21/2)
Já passou um mês desde que
a cidade de Wuhan foi fechada
(dia 23 de janeiro) e que
grande parte das províncias
chinesas adotaram medidas
de prevenção e controlo contra
a epidemia. O sistema de
rede foi um dos modelos adotados
na China continental
para estancar o novo vírus. O
modelo está a suscitar crítica
social devido a abusos de alguns
funcionários.
20/2
O Presidente da China defendeu ontem que as medidas aplicadas pelas autoridades para travar a propagação do novo coronavírus estão a alcançar um “progresso visível”, num “momento crucial” da crise que paralisou o país
https://jtm.com.mo/local/xi-destaca-progresso-visivel-em-momento-crucial/
19/2
Popular da China (PBOC, na sigla em inglês) decidiu avançar com uma desinfeção do dinheiro em circulação, que pode levar mesmo à sua destruição. https://www.noticiasaominuto.com/economia/1415596/covid-19-china-vai-recolher-desinfetar-e-ate-mesmo-destruir-dinheiro
15/2
Em entrevista à Reuters, o conselheiro de Estado Wang Yi, que também atua como ministro das Relações Exteriores da China, pediu aos Estados Unidos que não tomem medidas desnecessárias de resposta ao vírus que possam prejudicar o comércio, as viagens e o turismo. https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN2082K2-OBRWD
13/2
O novo método de contagem inclui "casos clinicamente diagnosticados", mas que não foram ainda sujeitos a exame laboratorial e, portanto, ausentes até agora das estatísticas.
Os atrasos no diagnóstico do vírus podem ser significativos, já que muitos pacientes aguardam até uma semana pelos resultados dos exames em laboratório, que são enviados para Pequim.
Permitir que os médicos diagnostiquem diretamente os pacientes permitirá que mais pessoas recebam tratamento, inclusive em vários hospitais construídos de raiz em Wuhan especificamente para o tratamento de infetados com o Covid-19. (LUSA)
12/2
President Xi Jinping on Wednesday sought to send a message that progress had been made in bringing the coronavirus outbreak under control and, for most parts of the country, the focus should be on getting back to business. According to state television, Xi chaired a meeting of the Politburo Standing Committee, China’s supreme political body, on the latest developments on the crisis and future policy responses, concluding that there had been “positive changes” with “positive results”.
At the same time, Xi said, efforts to control the outbreak had entered a critical stage and there was no room for relaxation in key measures or key areas. He called for areas where there were a large number of suspected cases of the new virus – especially the outbreak epicentre Wuhan – to create more hospital beds and quarantine facilities. LINK
11/2
O Presidente chinês fez esta segunda-feira uma das suas cada vez mais raras aparições públicas. Mas o líder não desapareceu só das câmaras, desde o aparecimento do novo coronavírus no país que as referências ao seu nome escasseiam nos órgãos oficiais. Onde se lia Xi Jinping agora aparece a expressão Comité Central. Esta mudança demonstra assim que a China está a assumir uma postura coletiva, ao contrário do que tinha vindo a fazer nos últimos anos sob a liderança de Xi Jiping. https://sol.sapo.pt/artigo/685817/onde-anda-xi-jinping-china-assume-postura-coletiva-em-pleno-surto-de-coronavirus
11/2
O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta segunda-feira (10) que o governo vai evitar demissões em massa em meio ao surto de coronavírus, informou a televisão estatal chinesa, ao aparecer em público pela primeira vez desde que a epidemia começou. O líder chinês tem se mantido longe dos holofotes, enquanto o primeiro-ministro, Li Keqiang, que vistou a cidade de Wuhan onde a epidemia começou, assumiu a liderança nos esforços do governo para acabar com a crise. https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/10/xi-diz-que-china-vai-evitar-demissoes-em-massa-durante-surto-de-coronavirus.ghtml
8/2
O novo coronavírus já matou 812 pessoas na China, incluindo uma em Hong Kong, informou o governo chinês neste sábado (8). O número é maior do que o de vítimas fatais da epidemia da Sars, outro coronavírus que deixou 774 mortos no mundo, 349 deles na China continental (sem contar Hong Kong, Macau e Taiwan), entre 2002 e 2003. https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/08/provincia-de-hubei-tem-81-novas-mortes-por-coronavirus-e-casos-na-china-passam-de-367-mil.ghtml
6/2
Coronavírus. China à beira de grave crise económica
https://www.rtp.pt/noticias/economia/coronavirus-china-a-beira-de-grave-crise-economica_n1203145
3/2
China prepara estímulos de 156 mil milhões de euros para travar impacto do coronavírus na economia https://eco.sapo.pt/2020/02/02/china-prepara-estimulos-de-156-mil-milhoes-de-euros-para-travar-impacto-do-coronavirus-na-economia/?utm_term=NEWSLETTER+CCILC+06%2F2020&utm_campaign=NEWSLETTER+CCILC+%E7%94%B5%E5%AD%90%E5%91%A8%E6%8A%A5%3B&utm_source=e-goi&utm_medium=email
3/2
A China terminou a construção de um hospital de mil camas para os doentes do novo coronavírus, que já causou 362 mortos e mais de 17 mil infetados no país e no estrangeiro, foi hoje anunciado. https://www.dinheirovivo.pt/internacional/china-abre-hospital-que-foi-construido-em-apenas-10-dias/
4/2
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje que a epidemia do novo coronavírus que surgiu na China não é ainda uma pandemia.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/coronavirus-ainda-nao-e-uma-pandemia-diz-oms
3/2
O impacto do coronavírus na economia da China ainda é incalculável mas, para já, alguns dos principais bancos de investimento em todo o mundo estão a rever em baixa as estimativas de crescimento do PIB (produto interno bruto) chinês para o primeiro trimestre este ano. A queda mais pronunciada vem do suíço UBS que reduziu a previsão de crescimento da segunda maior economia do mundo de 5,9% para 3,8% nos primeiros três meses de 2020. Para além deste banco, também Goldman Sachs (cortou para 4%, de 5,6%), Citi (4,8%, de 5,9%), Macquarie (4%, de 5,8%) ou a Standard Chartered (4,5%, de 6%) se mostraram menos otimistas. http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7B34B2E571-FCBA-4D95-A99F-31A13FCFEB6E%7D&utm_source=pt-news&utm_medium=newsletter
10/1
6/1
10/1
No comments:
Post a Comment